Página inicial > Auxilio Kit PCD

Auxílio Kit PCD

Publicado: Sábado, 03 de Outubro de 2020, 02h15 | Última atualização em Quarta, 28 de Julho de 2021, 11h37 | Acessos: 313

Auxílio Kit Pcd refere-se a um apoio financeiro, pago em uma única parcela, podendo chegar até o valor de R$4.000,00 (Quatro mil reais), para estudantes com renda per capita de até um salário mínimo e meio, que são Público Alvo da Educação Especial – PAEE, matriculados nos cursos de graduação presencial da UFRA dos campi Belém, Capanema, Capitão poço, Paragominas, Tomé-açú, Parauapebas. O Auxílio Kit PcD é destinado exclusivamente para a aquisição de tecnologias assistivas, a fim de dar suporte aos estudantes na sua permanência acadêmica na universidade.

As convocações para os processos seletivos são realizadas anualmente através de editais, divulgados neste site, site do Acessar, redes sociais, dentre outros veículos de comunicação.  O processo seletivo se dá por meio de análise documental das solicitações recebidas.

As inscrições são realizadas de forma on-line, através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA, onde o estudante poderá inserir documentação exigida e seus  documentos comprobatórios. Sendo deferida a sua solicitação, este receberá o auxílio financeiro para a compra das tecnologias assistivas de acordo com a tabela aprovada pela comissão do edital, devendo obrigatoriamente realizar a prestação de contas após a aquisição dentro do prazo estabelecido no edital.

O processos seletivos tem o seguinte fluxograma:

1) Lançamento e divulgação dos editais;

2) Fase de inscrição pelo estudante;

3) Análise documental;

4) Resultado parcial do processo seletivo;

5) Fase de recurso pelo estudante;

6) Resultado final do processo seletivo;

7) Fase de empenhamento de recurso financeiro para pagamento do auxílio;

8) Fase de liberação dos recursos pelo MEC para pagamento das bolsas.

9) Pagamento ao estudante.

10) Aquisição das tecnologias assistivas pelo estudante;

11) Prestação de contas do auxílio recebido dentro do prazo estabelecido no edital;