Programa de Bolsa Permanência – PBP

Publicado: Sexta, 02 de Outubro de 2020, 14h26 | Última atualização em Quarta, 17 de Agosto de 2022, 12h17 | Acessos: 1488

O QUE É:

O Programa de Bolsa Permanência- PBP é um ação do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior oriundos de comunidades indígenas e quilombolas. A Bolsa Permanência possui o valor de R$900,00, as bolsas são pagas diretamente pelo MEC através de um cartão benefício.

De acordo com o Ministério da Educação Superior- MEC, poderá receber a Bolsa Permanência o/a estudante que cumprir as seguintes condições:

I) Possuir renda familiar per capita não superior a um salário mínimo e meio;

II) Estar matriculado em curso de graduação;

III) Não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar do curso de graduação em que estiver matriculado para se diplomar;

IV) Ter assinado o Termo de Compromisso;

V) Ter seu cadastro devidamente aprovado e mensalmente homologado pela instituição federal de ensino superior no âmbito do sistema de informação do programa.

PÚBLICO-ALVO:

Este benefício é destinado aos estudantes das comunidades indígenas e quilombolas.

COMO REQUERER:

Os estudantes que desejam participar do Programa de Bolsa Permanência do MEC devem aguardar o cronograma do MEC para dessa forma realizarem a inscrição no site do MEC e na PROAES enviar documentação, em seguida deverão aguardar a avaliação socieconômica realizada pelo Serviço Social da PROAES. Os estudantes indígenas e quilombolas podem participar do Programa independente da carga horária dos cursos nos quais são matriculados.

MODELOS DE DECLARAÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

MANUAL DE GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA(PBP):

O Manual de Gestão do Programa de Bolsa Permanência (PBP), ação integrante da Política Nacional de Assistência Estudantil, destina-se a estabelecer orientações e procedimentos para o programa.

manual 1 Manual de gestão

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA(PBP)

icone site MEC Bolsa Permanência

telefone fixo  0800616161 ou (61) 20228184