Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > EVENTOS > Dia do Estudante 2017

Dia do Estudante 2017

Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2017, 17h46 | Última atualização em Terça, 13 de Março de 2018, 14h06 | Acessos: 125

PROGRAMAÇÃO MULTICAMPI MARCA COMEMORAÇÕES PELO DIA DO ESTUDANTE

Músicas, palestra, roda de conversa, lançamento de campanha e sorteios de brindes. Essas foram algumas das atividades realizadas na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) em homenagem ao dia do estudante, comemorado em 11 de agosto. A realização foi da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES) e ocorreu em Belém e nos Campi do interior, em parceria com o setor psicossocial. O objetivo foi promover a integração entre alunos da Universidade por meio de atividades informativas e culturais.

O professor Marcel Botelho, Reitor da FRA, expressou satisfação com a programação, que marcou seu primeiro evento multicampi desde que assumiu a Reitoria da Universidade, no último dia 10. “É um momento de grande satisfação. Começamos hoje mais uma jornada de quatro anos, e espero contar com todos. Infelizmente, não posso estar presente em todos os momentos com vocês, mas sempre que possível estarei por aqui. E reforço que me coloco à disposição para responder a todas as demandas”, disse o Reitor.

A professora Iris Lettiere da Silva, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, informou que “a ideia é que todo dia do estudante seja comemorado em multicampi, sempre trabalhando a conscientização. Em Belém, houve uma roda de conversa que tratou sobre gênero; em Parauapebas teve evento sobre reforma trabalhista; em Tomé-Açu falou-se sobre violência doméstica. Todos os eventos vêm acompanhados de sarau. É um dia comemorado uniformemente em toda a universidade”, disse.

A programação em Belém teve início na Biblioteca Universitária, quando houve também o lançamento da campanha de prevenção contra o desperdício de alimentos, idealizada pelo servidor da universidade Paulo da Silva Ladeira. A campanha foi denominada “Pensar, Comer, Conservar – Diga Não ao Desperdício”. Logo após o lançamento da campanha, foi promovida uma roda de conversa com o tema “Questões de gênero: Desconstruir conceitos para garantir direitos”. A programação teve encerramento às 13h, no Restaurante Universitário, com sorteio de brindes para os discentes e programação musical.

Em Parauapebas, o evento contou com dois momentos. O primeiro, de cunho cultural e artístico, contou com o sarau coordenado pela Profa. Dilma Lopes e apoio de estudantes. Na ocasião, foi exibido o vídeo "Vida de estudante", produzido pelos estudantes Lenny Nascimento e Ícaro Matos. "Mesmo com o evento anunaciado já perto da data e que iria ocorrer, tivemos a felicidade de contar com o empenho dos alunos, que se dispuseram a contribuir na organização e fazer o dia do estudante acontecer. Tivemos belas exposições de fotos, textos e vídeos que retratavam muito do que é nosso cotidiano enquanto estudantes do campus, além de debates sobre assuntos atuais e pertinentes no cenário político-social em que vivemos e que nos afetam diretamente. Foi um dia bastante rico e produtivo em nossa universidade", disse Ícaro Matos.

O segundo momento contou com a mesa redonda sobre Reforma Trabalhista, com participação do representante do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Parauapebas, João Trindade, e dos professores Robson José do Nascimento e Josilene Ferreira Mendes. Para a pedagoga do campus Parauapebas Thayane Carvalho de Faria Mota, a programação teve grande importância para a comunidade acadêmica, especialmente para os estudantes: "Além de se expressarem de maneira lúdica e artística, eles puderam também dialogar com a sociedade sobre um tema da atualidade e de grande impacto coletivo,principalmente para eles, que estão se formando para o mercado de trabalho, mas também para serem cidadãos atuantes nas decisões políticas e sociais".

Em Tomé-Açu, a programação do dia do estudante girou em torno  da palestra sobre Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, proferida pela Assistente Social da Delegacia de Polícia Civil do município de Tomé-Açu. Adrielle Letícia Sales, aluna do curso de Administração, foi a mestre de cerimônias do evento. A abertura oficial foi realizada por Márcia Alessandra B. de A. Santos, vice-diretora do campus. Após a palestra, os alunos participaram ativamente da plenária, realizando perguntas sobre o tema em discussão. O evento foi encerrado com sorteio dos brindes ofertados pela PROAES e, em seguida, com a realização do sarau literário.

Em Paragominas, o evento contou com a mesa redonda “O estudante como instrumento de mudança no cenário atual”, além de bazar, premiação do aluno com melhor índice de rendimento acadêmico (IRA) e show de talentos. Já nos Campi Capanema e Capitão Poço, o evento ocorrerá no mês de setembro.

PROGRAMAÇÃO EM BELÉM

PROGRAMAÇÃO EM PARAUAPEBAS